Análise do Livro: Elon Musk, por Ashlee Vance

Olá a todos! 🙂

Estou de volta com mais uma análise de um livro. Depois de ler A terceira Vaga, Uma Visão Inovadora do Futuro, por Steve Case, que tinha umas previsões muito interessantes sobre o futuro das empresas tecnológicas (análise do livro aqui) , comecei a ler Elon Musk, de Ashlee Vance.

elon musk ashlee vance

Elon Musk, de Ashlee Vance

O livro descreve a vida de uma das pessoas mais interessantes no planeta Terra neste momento: Elon Musk. O livro é o resultado do trabalho de um autor muito persistente que apesar de inicialmente ter sido rejeitado por Elon Musk, persistiu em continuar o seu trabalho e atingir os seus objectivos até que Elon Musk finalmente decidiu colaborar. O livro detalha a vida de Elon Musk desde a sua infância na África do Sul, as suas relações familiares e como o seu desejo de aprender fez dele o empreendedor em que se tornou. A vida na África do Sul naquela altura não era particularmente fácil, tal como a relação com o seu pai, o que provavelmente contribuiu para a sua capacidade de suportar a pressão e o stress como nenhuma outra pessoa. Por outro lado, a capacidade de lidar com o risco e a incerteza provavelmente vieram do seu avô que fazia grandes viagens intercontinentais com a sua família num pequeno avião. Finalmente, o seu conhecimento em física, engenharia e tecnologia vieram dos 2 livros que era capaz de ler todos os dias. Outra das suas características que é descrita no livro é a sua capacidade de se manter super focado no que fazer, quando fazer e como fazer.

Depois de descrever a fase inicial da sua vida, o autor finalmente entra nas experiências de Elon Musk como empreendedor: do Paypal à Tesla, SpaceX, SolarCity e algumas outras empresas.

Elon Musk parece ser um tipo de empreendedor tecnológico completamente diferente dos outros mencionados nos outros livros que tenho vindo a ler. Consegue estar sempre a par de tudo em qualquer uma das suas empresas e tem os conhecimentos de engenharia, negócios e liderança para ter sucesso como nenhum outro. O resultado dessa diferença é que entre a maior parte dos outros empreendedores dos livros anteriores fizeram a sua carreira a criar computadores e software para computadores, Elon Musk está a fazer carros eléctricos, foguetões espaciais reutilizáveis, avanços nas tecnologias das baterias e em soluções de energias renováveis. Quão espetacular (e difícil) é tudo isto? 😮

Apesar de tudo, houve uma coisa que me “aborreceu” no livro. Não terá sido cedo demais para alguém escrever a biografia do Elon Musk? Com tudo o que tem conseguido concretizar e com a criação de novas empresas como a Hyperloop, a Neuralink, a The Boring Company até parece que a Tesla, a SpaceX e a SolarCity foram só o aquecimento e que ele ainda agora começou. Talvez alguém venha a escrever uma “parte II” (e parte III?) da sua biografia.

Poderia continuar a falar do livro mas as minhas capacidades de escrita não lhe fariam justiça. Se estão a ler este artigo parem um pouco e encomendem o livro para depois o lerem. Tenho a certeza que não se irão arrepender de ler sobre alguém que certamente irá ser uma lenda na história da tecnologia.

Se depois desta breve análise estiverem a pensar em comprá-lo considerem fazê-lo através deste link. É um link afiliado e irei receber uma pequena comissão que poderei usar para comprar novos componentes e equipamento para projectos que partilharei neste blog. Agradeço dese já o vosso apoio 🙂

Próximo livro

O próximo livro não está directamente relacionado com tecnologia, mas sim com motivação pessoal e empreendedorismo: Descubra o gigante que há em si, de Tony Robbins. Já ouvi falar bem dos livros deste autor mas ainda não li nenhum, por isso ainda não sei bem o que esperar.

Awaken The Giant Within Tony Robbins

Descubra o Gigante que há em si, por Tony Robbins

O que acham de publicações sobre livros de tecnologia e empreendedorismo? Acham que devo continuar a fazê-las? Têm sugestões de livros para ler? Deixem os vossos comentários mais abaixo 🙂


Acharam esta publicação útil? Desejam contribuir para outros projectos envolvendo ciências computacionais, electrónica, robótica ou mecatrónica que serão publicados neste blog? Se sim, podem fazer uma doação utilizando o botão do Paypal abaixo. Obrigado! 🙂

Donate