Mini Maker Faire Lisboa

lisbon_mini_maker_faire_pt.png
 
O momento pelo qual algumas pessoas esperavam está finalmente a chegar: a primeira Maker Faire em Portugal! 😀 A mesma irá decorrer no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, de 19 a 21 de Setembro de 2014. O evento foi anunciado pela primeira vez no 7º Portuguese Makers Hangout, que decorreu pela primeira vez ao vivo no Codebits 2014, onde fui um dos oradores. Podem ver o Hangout e o anúncio da Maker Faire aqui.
 
No caso de estarem a pensar
 

“Afinal, o que é uma Maker Faire??”

aqui está a resposta [de MakerFaireLisbon.com]: 
 
A Maker Faire é o maior espetáculo de “mostra e conta” do mundo. É um local onde família e os amigos podem assistir a uma enorme mostra de invenções, criatividade e desenvoltura, e à celebração do movimento dos Makers (fazedores). É um local onde as pessoas nos mostram e partilham o que andam a fazer, aprendendo com essas experiências.
Os Makers são de todas as idades e origens. Esntusiastas de tecnologia, artsãos, mecânicos, cientistas ou curiosos com uma vertente prática. O objectivo da Maker Faire é fomentar o crsscimento desta comunidade providenciando um ponto de encontro para troca de experiências, contactos e informação. 
A Maker Faire original foi organizada em San Mateo na Califórnia e em 2014 celebrou o seu nono evento anual com mais de 1000 makers e 120.000 visitantes. A World Maker Faire New York, outro evento de renome, cresceu em três anos para mais de 500 makers e 55.000 visitantes. Detroit, Kansas city, Newcastle (GB) e Tóquio são também palco para Maker Faires (200+ makers) e Mini Maker Faires organizadas independentemente pela comunidade são hoje em dia levadas a cabo por todo o mundo.
 
Agora podem estar a pensar
 
 

“Fixe, mas porque é que eu devo ir?”

e aqui está porquê [mais uma vez, de MakerFaireLisbon.com]:
 
O movimento Maker é relativamente recente em todo o mundo mas tem crescido exponencialmente nos últimos tempos e reflete uma tendência inquestionável: vivemos mais um período de revolução.
Tantas barreiras desapareceram e tantas oportunidades surgiram nos últimos anos, que daí emergiu uma comunidade gigante que ao seu talento juta agora as ferramentas, a partilha de conhecimento e matéria prima e que finalmente têm acesso. E com isto, nas suas casas, garagens, laboratórios ou pequenas empresas, conseguem hoje inovar e fazer quase tudo. 
Portugal é desde sempre um país de Makers, uma nação de pessoas talentosas que fazem o inimaginável com parcos recursos. A Maker Faire Lisbon 2014 é o primeiro evento do género no nosso país e vai reunir num único espaço e durante 3 dias mais de 70 Makers nacionais que vão mostrar-nos e surpreender-nos com o que de melhor se faz neste contexto.
Aqui está um pequeno vídeo para vos dar uma pequena ideia da essência de uma Maker Faire:
 
 
E agora podem estar a pensar
 
 

“Brutal!! Tenho algumas coisas que eu fiz e até gostava de as ir mostrar na Mini Maker Faire! Como posso fazê-lo?”

Bem, para isso basta ir à página da Call for Makers, inserir alguma informação de qualidade sobre os vossos projectos (estado do projecto, imagens, vídeos, links são muito, repito… muito apreciados mas não obrigatórios) e façam a submissão do formulário. As candidaturas serão depois avaliadas e irão ser contactados pela organização do evento. As candidaturas são só até ao final de Junho Julho (prazo alargado)!
 
Finalmente, agora devem estar a pensar
 

“a Maker Faire vai ser espetacular! Tenho mesmo de ir… e levar os meus amigos…  e a minha mãe… e o meu pai… a minha família toda!… Ou então posso convencer os meus professores a levarem lá a minha turma toda e aproveitamos para aprender fora da sala de aula! Mas provavelmente os bilhetes custarão muito dinheiro…”

mas não tenham receio. Embora tenham de fazer o registo para os adquirir, os bilhetes são 100% GRÁTIS! 🙂 Só têm de ir aqui e registar todas as pessoas que irão levar convosco à Mini Maker Faire de Lisboa! 😀
 
Para mais informações visitem o site do evento: http://makerfairelisbon.com/

Achou esta publicação útil? Deseja contribuir para outros projectos envolvendo ciências computacionais, electrónica, robótica ou mecatrónica que serão publicados neste blog? Se sim, pode fazer uma doação utilizando o botão do Paypal abaixo. Obrigado! 🙂

Donate



  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • LinkedIn
  • Reddit
  • Delicious
  • StumbleUpon
  • Digg
  • RSS
  • Email
  • Print