Portuguese Makers Hangout – Episódio 6

Boas! 🙂
Este post tem apenas o objectivo de vos informar que hoje à noite, pelas 22:00 (hora portuguesa) poderão assistir ao live stream do 6º Episódio dos Portuguese Makers Hangouts.
 
O objectivo destes Hangouts é juntar os Makers portugueses e mostrar ao mundo os seus talentos e os seus projectos. são usados para partilhar experiências e criar conteúdos acerca do melhor do movimento DIY/Make na nossa comunidade. 
Entre 3 e 5 participantes são convidados para cada hangout e o objectivo é que mostrem à audiência as suas criações, falem dos problemas e desafios que tiveram de ultrapassar enquanto as construíram e as lições que aprenderam. geralmente são feitas demonstrações ao vivo :).
 
Qualquer coisa que misture criatividade com arte e tecnologia serve. Um robô, um quadcopter, um invento engraçado, uma impressora 3D, uma nova técnica ou um novo material, qualquer coisa que seja produto da obsessão do inventor em criar, serve.
Todos os hangouts são gravados, guardados, e disponibilizados em tantos canais de divulgação quanto possível. Actualmente, a comunidade de Makers portugueses tem o objectivo de fazer um hangout por mês, mas a periodicidade poderá mudar (para melhor).

Neste hangout teremos três Makers a partilhar as suas experiências e a mostrar os seus projectos:

  • Gonçalo Lopes fez a sua licenciatura em Ciências da Computação e Engenharia na Universidade Nova de Lisboa, em 2006. No mesmo ano, ingressou no Centre for Artificial Intelligence (CENTRIA) para estudar modelos computacionais de cognição. Ao mesmo tempo juntou-se também à YLabs, divisão de I&D da YDreams, onde fez investigação aplicada em interfaces homem-máquina, visão computacional, processamento paralelo e agentes autónomos. Também foi um dos principais responsáveis pela YVision, uma framework genérica para composição de software. No próximo passo da sua cruzada pela construção de uma máquina inteligente, juntou-se ainda ao Programa de Doutoramento em Neurociências da Fundação Champalimaud em 2010 e está agora a trabalhar com Adam Kampff e Joe Paton para compreender como é que o cérebro constrói modelos de representção do mundo.

  • Luís Correia está ligado à electrónica desde os anos 80 e aos computadores desde 1988. Nenhum brinquedo sobreviveu à sua infância devido à vontade de ver como é que funcionavam por dentro. Desde bicopters a tricopters, engenhocas esquisitas com LED’s, ressuscitar macbooks mortos e outros dispositivos, fazer e arranjar outras coisas, os seus dias vão passando com muitas coisas interessantes pelo meio. Iniciou-se no desenvolvimento de software com o ZX Spectrum Basic e com o assembler de Z80. Depois passou para o Pascal e um assembler simples de x86. Hoje, as suas armas de preferência podem ser PHP, VBS ou Java para Android, dependendo da vítima. As suas capacidades não se limitam a coisas relacionadas com computadores e alguém já o apelidou de “homem dos sete ofícios”. No entanto, isto não está confirmado. Luís usa Linux nos seus computadores mas ninguém sabe porquê.

  • José Ismael Graça formou-se em Engenharia de Sistemas e Informática e tem uma especialização em Sistemas de Informação, com experiência profissional como Gestor de Sistemas de Informação. Também tem experiência como professor assistente convidado. Actualmente é o responsável pela Unidade de Conhecimento e Inovação do município de vila Verde e coordenador do projecto ”Casa do Conhecimento”. A Casa do Conhecimento é uma iniciativa que tem o objectivo de fazer a inclusão digital das pessoas na Sociedade de Informação ao melhorar as suas competências e qualificações, num ambiente criativo e inovador para promover o gosto pela tecnologia na aprendizagem, cidadania, lazer e em contexto laboral. Tem também um particular interesse em inovação tecnológica no sector público, especialmente em novas tecnologias como electrónica, módulos robóticos, impressão 3D, software livre, etc. com os quais podemos fazer artefactos digitais que podem servir para criar, inovar, aprender e brincar,

O stream em directo irá começar hoje, dia 5 de Dezembro às 22:00. Podem confirmar a vossa assistência ao hangout aqui no G+. Partilhem também este evento com todos os que possam estar interessados 🙂
Se desejarem, podem ver o primeiro episódio dos Portuguese Makers Hangouts aqui.
Podem também juntar-se à comunidade no G+ aqui.

Até lá! 🙂


Achou esta publicação útil? Deseja contribuir para outros projectos envolvendo ciências computacionais, electrónica, robótica ou mecatrónica que serão publicados neste blog? Se sim, pode fazer uma doação utilizando o botão do Paypal abaixo. Obrigado! 🙂

Donate



  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • LinkedIn
  • Reddit
  • Delicious
  • StumbleUpon
  • Digg
  • RSS
  • Email
  • Print