Portuguese Makers Hangout – Episódio 5

Boas! 🙂
Este post tem apenas o objectivo de vos informar que hoje à noite, pelas 22:00 (hora portuguesa) poderão assistir ao live stream do 5º Episódio dos Portuguese Makers Hangouts.
 
O objectivo destes Hangouts é juntar os Makers portugueses e mostrar ao mundo os seus talentos e os seus projectos. são usados para partilhar experiências e criar conteúdos acerca do melhor do movimento DIY/Make na nossa comunidade. 
Entre 3 e 5 participantes são convidados para cada hangout e o objectivo é que mostrem à audiência as suas criações, falem dos problemas e desafios que tiveram de ultrapassar enquanto as construíram e as lições que aprenderam. geralmente são feitas demonstrações ao vivo :).
 
Qualquer coisa que misture criatividade com arte e tecnologia serve. Um robô, um quadcopter, um invento engraçado, uma impressora 3D, uma nova técnica ou um novo material, qualquer coisa que seja produto da obsessão do inventor em criar, serve.
Todos os hangouts são gravados, guardados, e disponibilizados em tantos canais de divulgação quanto possível. Actualmente, a comunidade de Makers portugueses tem o objectivo de fazer um hangout por mês, mas a periodicidade poderá mudar (para melhor).

Neste hangout teremos três Makers a partilhar as suas experiências e a mostrar os seus projectos:

  • Guilherme Martins costumava trabalhar como especialista na criação de conteúdos visuais para performances em palco. De 2006 a 2010, as suas criações visuais foram usadas em dança, ópera, teatro e performances ao vivo. No passado também trabalhou como designer visual para algumas agências conhecidas internacionalmente, tais como a Ogilvy Interactive e a YDreams. Hoje, na sua busca sem descanso por novas formas de expressão artística, Guilherme começou a interessar-se por electrónica e robótica e pelo que ele eventualmente acabou por chamar de “Robótica Criativa”. Em 2011, co-fundou a ArticaCC com o seu amigo André Almeida e juntos misturam arte com engenharia na busca por produtos únicos, serviços e novas experiências de utilizador.
  • Ferdinand Meier é um engenheiro mecânico de 35 anos de Munique, na Alemanha. Terminou o seu curso em 2005 na Universidade de Ciências Aplicadas de Munique. Ganhou experiência profissional a trabalhar nas empresas: MTU Aero Engines, indústria aeronáutica ; INNOMED GmbH, engenharia médica; KD-Ingenieurtechnik, desenho de peças de alta precisão para a indústria aeroespacial; e IGEL AG, desenho de peças básicas de motores para a BMW. Trabalhou em Barcelona no desenho de peças paramétricas em Autodesk Revit e passou um ano com a comunidade artística “alg-a”. Actualmente, está a fazer o doutoramento no programa MIT-Portugal , na área dos Sistemas de Energia Sustentáveis, encontra-se também a trabalhar no fablab EDP em Lisboa e acabou de receber o seu diploma da FabAcademy passado pela fab9 em Yokohama. É também um membro activo do Hackerspace lisboeta “altlab”, com foco em fabricação digital e assuntos relacionados com energia.
  • Rui Marcelino  interessa-se essencialmente por robótica, tanto a nível amador como profissional. Em projectos amadores gosta de fazer as coisas à sua maneira, incluindo os três lados do triângulo-das-máquinas: mecânica, electrónica e lógica/programação. começou o seu primeiro robô autónomo há cerca de 20 anos, que era completamente feito de peças reaproveitadas… e nunca mais parou desde então. Adora soluções “simples”  aplicando soluções tecnologicamente evoluídas com poucos recursos. Participou no Festival Nacional de Robótica em 2008, onde foi a primeira equipa composta por um único indivíduo sem qualquer afiliação a alguma universidade ou escola e sem qualquer financiamento externo ou apoios. Fotos aqui. Encontra-se actualmente a coordenar o Hackerspace lisboeta, Altlab.

O stream em directo irá começar hoje, dia 16 de Outubro às 22:00. Podem confirmar a vossa assistência ao hangout aqui no G+. Partilhem também este evento com todos os que possam estar interessados 🙂
Se desejarem, podem ver o primeiro episódio dos Portuguese Makers Hangouts aqui.
Podem também juntar-se à comunidade no G+ aqui.

Até lá! 🙂


Achou esta publicação útil? Deseja contribuir para outros projectos envolvendo ciências computacionais, electrónica, robótica ou mecatrónica que serão publicados neste blog? Se sim, pode fazer uma doação utilizando o botão do Paypal abaixo. Obrigado! 🙂

Donate



  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • LinkedIn
  • Reddit
  • Delicious
  • StumbleUpon
  • Digg
  • RSS
  • Email
  • Print