zParts, um arquivador open source e multi-plataforma para componentes electrónicos

Boas! Desta vez venho escrever sobre um excelente arquivador de componentes que encontrei, o zParts. Há uns tempos atrás decidi que era tempo de organizar as centenas de componentes electrónicos que tinha no meu laboratório em casa. Cheguei a pensar em desenvolver uma aplicação em que pudesse inserir as referências dos componentes, a quantidade de cada e ainda um botão para abrir o datasheet sem ter de procurar por um datasheet específico no meio de centenas de outros datasheets. Contudo, antes de me dedicar ao desenvolvimento de uma aplicação decidi procurar se esse trabalho já tinha sido feito por alguém antes e encontrei o zParts, de Jon Ziebell. Decidi experimentá-lo e acontece que era exactamente o que precisava. É escrito em Java, de modo que funciona em qualquer sistema operativo.
 
Zparts organizador de componentes
 
É bastante simples de usar e permite a criação de categorias de componentes, subcategorias e componentes com a quantidade de campos que desejar. Pode ainda relacionar cada componente com uma imagem e com um datasheet. O que mais precisa? 🙂 No meu caso, não me lembro de nada mais que pudesse precisar, mas se no seu caso houver alguma funcionalidade que gostaria de adicionar, pode fazê-lo, uma vez que é um projecto open source e o código-fonte está disponível no sourceforge. Se necessita de organizar os seus componentes, experimente! 🙂 Para executar basta abrir um terminal, entrar na pasta para onde os ficheiros do zParts foram extraídos e escrever o seguinte comando:

java -jar zParts.jar
Se testou, gostou e quer adicionar um atalho para o zParts no Unity do Ubuntu 11.10 basta seguir os seguintes passos:
  1. Criar um ficheiro em /usr/share/applications chamado zparts.desktop e colar o texto seguinte no mesmo:
    [Desktop Entry]
    Version=1.0
    Type=Application
    Terminal=false
    Icon[en_GB]=/usr/share/icons/hicolor/scalable/apps/gdu-category-multipath.svg
    Name[en_GB]=zParts
    Exec=/<path to folder where you have zparts>/zparts_start.sh
    Name=zParts
    Icon=/usr/share/icons/hicolor/scalable/apps/gdu-category-multipath.svg
    NOTA: Não esquecer de colocar o caminho correcto na linha ‘Exec’. Pode ainda mudar a linha do Icon para o caminho para o ícone que preferir.
  2. Ir até à pasta onde se encontra o zParts e criar um ficheiro com o nome .zparts_start.sh e colar o script seguinte no mesmo
    !/bin/bash
    cd <path to your zparts folder>
    java -jar zParts.jar
    NOTA: Não esquecer de por o caminho correcto na segunda linha.
  3. Dar ao script permissões para ser executado
    chmod +x .zparts_start.sh
    E é tudo! 🙂 Agora basta abrir o menu Unity e escrever zParts e o atalho irá aparecer.
Se usa o M$ Window$ pode ainda experimentar o Component Organizer, que é um programa gratuito semelhante desenvolvido por um português (utilizador msr do fórum Lusorobotica. Pode verificar a thread do fórum acerca do programa aqui).

Achou esta publicação útil? Deseja contribuir para outros projectos envolvendo ciências computacionais, electrónica, robótica ou mecatrónica que serão publicados neste blog? Se sim, pode fazer uma doação utilizando o botão do Paypal abaixo. Obrigado! 🙂
 

Donate 



  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • LinkedIn
  • Reddit
  • Delicious
  • StumbleUpon
  • Digg
  • RSS
  • Email
  • Print