O meu laboratório caseiro
Boas! Desta vez vou mostrar-vos o meu laboratório caseiro onde eu habitualmente desmonto coisas ou construo dispositivos electrónicos, electromecânicos ou robóticos. O laboratório é essencialmente composto por duas bancadas: uma para programação e electrónica e outra para o trabalho pesado (cortar, furar, martelar, etc.).
Na primeira bancada tenho um computador velho para programação e controlar a máquina CNC, uma fonte de alimentação regulável de bancada de 12V/2A, um multímetro básico e uma estação de soldar RDS80 da ERSA com controlo digital de temperatura, que eu recomendo a qualquer pessoa que esteja disposta em gastar algum dinheiro em equipamento de qualidade (se apenas desejar comprar um ferro recomendo um ferro ERSA, JBC ou Antex, sendo estes últimos os mais baratos). Além destas ferramentas básicas tenho também um conjunto de chaves de precisão e uns blocos de mini gavetas que comprei nos chineses para armazenar os componentes.
Na segunda bancada tenho um berbequim de bancada de 500W da Parkside, uma aparafusadora eléctrica, uma Dremel, brocas, tico-tico, serrotes de ferro e madeira e outras ferramentas básicas que qualquer “engenhocas” precisa. Numa das prateleiras armazeno os poucos químicos que às vezes uso (acetona para colar acrílio, ácido clorídrico para corrosão de PCBs, etc.) e algumas lata de tinta em spray. Junto a esta bancada tenho uma caixa onde armazeno materiais como alumínio, acrílico, plásticos, etc.
Response code is 404
Para além destas duas bancadas tenho ainda uma outra pequena bancada móvel com a minha CNC caseira e o seu controlador. Dei-lhe o nome de TheMaker1. Uso-a para efectuar cortes de precisão e fazer algumas peças desenhadas no computador. Tem um área de trabalho de aproximadamente 250x250mm. No futuro pretendo tentar fazer PCBs com ela também. Um dia mais tarde farei um post sobre a construção da máquina e sobre os softwares utilizados para desenhar as peças e controlar a máquina (já agora, a TheMaker2 está a ser desenvolvida aos poucos).
Espero que gostem das fotos e se tiverem um laboratório em casa, sintam-se à vontade para o mostrar nos comentários 🙂
Actualização(10/01/12): A publicação acerca dos softwares utilizados para desenhar as peças e controlar a CNC está disponível aqui.
Achou esta publicação útil? Deseja contribuir para outros projectos envolvendo ciências computacionais, electrónica, robótica ou mecatrónica que serão publicados neste blog? Se sim, pode fazer uma doação utilizando o botão do Paypal abaixo. Obrigado! 🙂
[…] Mecatrónica, Open Source, Tutoriais Olá! Há algum tempo atrás fiz uma publicação acerca do Meu laboratório caseiro onde mostrei uma pequena CNC que construí. Na mesma publicação referi que um dia iria fazer uma […]
Parabéns pelo laboratório, existem pessoas que querem aprender a construir engenhocas mas não são dessa área, quem criar cursos com orientação desde de como montar um laboratório a aplicar conhecimentos de mecânica, eletrônica e programação, poderia ganhar um bom dinheiro.
William/Bacharel em Administração
Obrigado pelo seu comentário, William. De facto, não existem muitos cursos desse género. Por vezes há workshops de curta duração mas não há muitos cursos de longa duração para aprofundar conhecimentos nestas áreas, à excepção dos cursos universitários (pelo menos em Portugal). Cumprimentos!
[…] TheMaker2 para fresá-las a partir de placas de acrílico vazado de 3mm que tinha numa caixa no meu laboratório. Para fixar a placa de acrílico à mesa coloquei cola quente em vários pontos à volta da placa. […]
Meus amigos, eu entendo um pouco sobre informatica mais preciso saber, o que é necessário para ser um bom técnico, e bom criador de engenhocas, acessórios, e peças no mundo de computadores …
Olá Boaventura Carmo. A resposta que vou dar é apenas a minha opinião, mas uma das coisas principais necessárias é algo que penso que já demonstraste ter ao colocar a pergunta: vontade! Se tens vontade de ser um bom técnico, criador de engenhocas, acessórios e peças no mundo dos computadores só tens de te focar nisso e dedicar várias horas dos teus dias a aprender, experimentar, testar. Juntamente com tudo isto precisas de ser persistente. As coisas quase nunca funcionam à primeira, nem à segunda, nem à terceira.. É preciso continuar a insistir, perceber o que falhou na versão anterior, encontrar soluções para corrigir e tentar outra vez. A aprendizagem é essencial: vais estar a aprender todos os dias. Quanto à aprendizagem, podes fazê-la de várias formas: tirar um curso relacionado com informática, electrónica, mecânica, etc.; escolheres tu próprio o que queres aprender e procurares essa informação em blogs, youtube, cursos online, etc.: encontrares pessoas com os mesmos interesses que os teus e encontrares-te com elas semanalmente para que possam aprender uns com os outros. O ideal é se conseguires fazer as três coisas em simultâneo.
Outra coisa muito importante quanto ao trabalho nestas áreas é a humildade para reconhecer erros, aceitar críticas e sugestões de outros. Quanto mais aprenderes, mais são as coisas que tu sabes que não sabes e vais querer aprender.
Resumindo: vontade, persistência, pensamento crítico, dedicação, não ter medo de errar e voltar a tentar.
Se quiseres saber algo mais específico como onde encontrar informação sobre algum assunto em especial, terei todo o gosto em ajudar.