O meu laboratório caseiro

Boas! Desta vez vou mostrar-vos o meu laboratório caseiro onde eu habitualmente desmonto coisas ou construo dispositivos electrónicos, electromecânicos ou robóticos. O laboratório é essencialmente composto por duas bancadas: uma para programação e electrónica e outra para o trabalho pesado (cortar, furar, martelar, etc.).
 
laboratório caseiro

Na primeira bancada tenho um computador velho para programação e controlar a máquina CNC, uma fonte de alimentação regulável de bancada de 12V/2A, um multímetro básico e uma estação de soldar RDS80 da ERSA com controlo digital de temperatura, que eu recomendo a qualquer pessoa que esteja disposta em gastar algum dinheiro em equipamento de qualidade (se apenas desejar comprar um ferro recomendo um ferro ERSA, JBC ou Antex, sendo estes últimos os mais baratos). Além destas ferramentas básicas tenho também um conjunto de chaves de precisão e uns blocos de mini gavetas que comprei nos chineses para armazenar os componentes.
Na segunda bancada tenho um berbequim de bancada de 500W da Parkside, uma aparafusadora eléctrica, uma Dremel, brocas, tico-tico, serrotes de ferro e madeira e outras ferramentas básicas que qualquer “engenhocas” precisa. Numa das prateleiras armazeno os poucos químicos que às vezes uso (acetona para colar acrílio, ácido clorídrico para corrosão de PCBs, etc.) e algumas lata de tinta em spray. Junto a esta bancada tenho uma caixa onde armazeno materiais como alumínio, acrílico, plásticos, etc.
 
home_lab_general_view.jpgelectronics_and_mechanics_workbenches.jpgelectronics_workbench.jpgmechanics_workbench.jpgthemaker1.jpgthemaker1_top_view.jpg
Para além destas duas bancadas tenho ainda uma outra pequena bancada móvel com a minha CNC caseira e o seu controlador. Dei-lhe o nome de TheMaker1. Uso-a para efectuar cortes de precisão  e fazer algumas peças desenhadas no computador. Tem um área de trabalho de aproximadamente 250x250mm. No futuro pretendo tentar fazer PCBs com ela também. Um dia mais tarde farei um post sobre a construção da máquina e sobre os softwares utilizados para desenhar as peças e controlar a máquina (já agora, a TheMaker2 está a ser desenvolvida aos poucos).
Espero que gostem das fotos e se tiverem um laboratório em casa, sintam-se à vontade para o mostrar nos comentários 🙂
 
Actualização(10/01/12): A publicação acerca dos softwares utilizados para desenhar as peças e controlar a CNC está disponível aqui.

Achou esta publicação útil? Deseja contribuir para outros projectos envolvendo ciências computacionais, electrónica, robótica ou mecatrónica que serão publicados neste blog? Se sim, pode fazer uma doação utilizando o botão do Paypal abaixo. Obrigado! 🙂
 
Donate