Como configurar um ambiente de desenvolvimento PIC em Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot com piklab + sdcc

Boas! Nesta publicação vou mostrar como configurar um ambiente de desenvolvimento para elaborar e compilar código para microcontroladores PIC, da Microchip.
Iremos precisar de três pacotes principais:
 
  1. gputils – uma colecção de ferramentas para os microncontroladores PIC da Microchip (TM). Inclui o gpasm, o gplink e o gplib.
  2. sdcc – small device C compiler
  3. piklab – um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) para aplicações baseadas nos microcontroladores PIC e dsPIC da Microchip semelhante ao ambiente de desenvolvimento MPLAB. Integra várias toolchains de compilação quer para C, quer para Assembly e suporta também os programadores mais comuns (série, paralelos, ICD2, Pickit2, Picstart+), o debugger ICD2, e vários bootloaders (Tiny, Pickit2 e Picdem).

A instalação que irei descrever foi apenas testada em arquitecturas de 64 bits mas irei também fornecer os links para arquitecturas de 32 bits. Se os testar deixe nos comentários abaixo o seu feedback a dizer se funcionou ou não, de modo a actualizar esta publicação. Este tutorial foi testado e funcionou no Ubuntu 11.10 e 12.04. Provavelmente também funciona no 12.10.
 
Iremos começar por instalar os componentes mais fáceis.
(Opcional) Depois deste processo, se desejar, pode executar um comando para apagar alguns pacotes que não sejam usados e que tenham sido instalados:
sudo apt-get autoremove
E é tudo! 🙂 Por esta altura o Piklab deverá estar disponível no menu Unity. Pode também escrever “piklab” no terminal para executá-lo. Configure o seu programador e os projectos e tudo ficará pronto para fazer alguns projectos interessantes com microcontroladores PIC.
Mais tarde irei adicionar outro tutorial sobre como iniciar um projecto básico e fazer o upload do código para o microcontrolador PIC utilizando o interface do Tiny Bootloader
 
Actualização (01/01/13): O tutorial que demonstra como usar o Piklab com o Tiny Bootloader está agora disponível aqui. 🙂

Achou esta publicação útil? Deseja contribuir para outros projectos envolvendo ciências computacionais, electrónica, robótica ou mecatrónica que serão publicados neste blog? Se sim, pode fazer uma doação utilizando o botão do Paypal abaixo. Obrigado! 🙂
 

Donate